Participantes concorrem a 1 Notebook e 1 Enciclopédia Barsa Universal
A Barsa Planeta Universal, através de seu projeto Eco-Planeta realizou atividades culturais na categoria desenho com alunos das escolas particulares de Jorro e Tucano. Os desenhos foram expostos no Auditório do Caldas Palace Hotel no dia 22 de novembro das 13 as 20 horas. Os participantes receberam um cupom que deverá ser preenchido e depositado nos correios, para que possam concorrer a um notebook e uma enciclopédia barsa universal.
Boatos informam a construção de um parque aquático em Caldas do Jorro. Um investimento alto e que se realizado trará uma nova realidade para o saturado turismo da localidade. Boatos também informam que o Hotel Pousada do Jorro foi vendido ao Médico e Empresário Dr. Lomes, pela quantia de R$ 1.300.000,00 (Hum milhão e trezentos mil reais). Possivelmente a gerência do hotel continuará sob os cuidados de Quintino, que nesta transação lucrou cerca de 10% do valor da venda. O Dr. Lomes adquiriu vários imóveis em Caldas do Jorro no ano de 2009, e já está finalizando a reforma do prédio onde funcionará sua rádio fm.
"19 de novembro: Dia Mundial de Prevenção ao Abuso Infantil"
Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. Os dados, apresentados pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), representam 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos. Frente a esta realidade, não há muito para comemorar neste Dia Mundial contra a Agressão Infantil, celebrado ontem.
O perigo está mais próximo do que se imagina. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos. Ainda de acordo com o Unicef, de hora em hora morre uma criança queimada, torturada ou espancada pelos próprios pais.
Segundo o professor Vicente Faleiros, do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), cerca de 70% das denúncias de agressão física contra crianças foram praticadas pela própria mãe. O professor afirma ainda que o abuso sexual normalmente é praticado pelo pai ou padrasto.
No Rio de Janeiro, de acordo com a delegada Renata Teixeira Dias, responsável pela Delegacia de Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Decav), cerca de 40% de todas as ocorrências registradas por mês nas delegacias do Estado são de agressão infantil. Ainda segundo a delegada, apenas 1% das denúncias são feitas pelas vítimas.
Os tipos de agressão infantil são diversos. Os mais comuns são a violência física, a psicológica e a sexual. Segundo dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), de 1999 até 2007, foram registrados 28.840 casos de agressão física, 28.754 de violência psicológica e 16.802 de abusos sexuais em todo o país.
Na opinião do professor Vicente Faleiros, bater definitivamente não é a melhor solução. Para ele, o ideal é o diálogo com a criança. Segundo o professor, é mais eficaz explicar para a criança as conseqüências de seus atos e como você se sente decepcionado com isso, do que bater nela. Além de melhorar o relacionamento com a criança, esse tipo de atitude acaba evitando que ela se torne um agressor no futuro.
Entre as causas da violência infantil está o trauma de quem foi agredido quando criança. Pais que quando crianças foram vítimas de violência doméstica tendem a repetir as agressões em seus filhos.
De acordo com o Centro de Combate à Violência Infantil (Cecovi), outras causas para a agressão são: ver a criança e o adolescente como um objeto de sua propriedade; a projeção de cansaço e problemas pessoais nos filhos; fanatismo religioso; e problemas psicológicos e psiquiátricos. O procurador da República Guilherme Zanina Schelb, acrescenta que a violência infantil está ligada ao alcoolismo e à falta de limites do agressor, que se não for advertido, vai continuar agindo.
Denuncie
Quem suspeita de que uma criança esteja sofrendo agressão de qualquer forma deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público de sua cidade o mais rápido possível. Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor será punido, e a guarda da criança passará a ser do parente mais próximo.
No caso de maus tratos, a pena varia de dois meses a um ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a12 anos. Para saber qual o telefone do Conselho Tutelar mais perto de sua casa, ligue para o número 100 (ligação gratuita).
A Bandeira Nacional, símbolo augusto de nossa Pátria, foi adotada conforme Decreto Nº 4, de 19 de novembro de 1889, após o Brasil passar a adotar o regime de governo republicano. Não obstante a apresentação de projetos contendo mudanças radicais na antiga bandeira do Império – desenhada pelo francês Jean Baptiste Debret – venceu o bom senso e a tradição, sendo aceita a proposta de Teixeira Mendes, chefe da Igreja Positivista do Brasil, que manteve as cores verde e amarela e ressaltou ao justificar seu projeto que o novo símbolo correspondia a tudo quanto o antigo (do império) tinha de essencial – “Ele lembra, naturalmente, a fase do Brasil-colônia nas cores azul e branco que matizam a esfera, ao mesmo tempo que esta recorda o período do Brasil-reino por trazer à memória a esfera armilar. Desperta a lembrança da fé religiosa dos nossos antepassados e o descobrimento desta parte da América, não por meio de um sinal [...] mas por meio de uma constelação, cuja imagem só pode fomentar a mais vasta fraternidade”. Ficou a Bandeira representada por um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera azul-celeste, atravessada por uma zona branca em sentido oblíquo descendo da esquerda para direita com a legenda –“Ordem e Progresso”– inspirada no lema positivista: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. Dentro da esfera está representado o céu da cidade do Rio de Janeiro, com a Constelação do Cruzeiro do Sul, correspondendo ao aspecto do céu às 8:30 horas do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.
Fonte:
OS SÍMBOLOS NACIONAIS. Presidência da República, Brasília
TRADIÇÕES DO MAR ( USOS, COSTUMES E LINGUAGENS). Serviço de Relações Públicas da Marinha, Brasília- DF, 1987.
Ontem em Assembléia Geral Extra-Ordinária, os Associados da ACEJ discutiram sobre o início das obras de construção da sede da associação. O terreno já encontra-se cercado, e materiais já começaram a ser colocados no local. Ficou designado como representante dos associados obra o Sr. Antonio, popularmente conhecido como Tonho da Borracharia. É Caldas do Jorro no caminho certo, a ACEJ valorizando o patrimônio municipal e engrandeçendo a região com a criação de um futuro centro de convenções e seu clube recreativo.
Um oásis no meio do sertão baiano. Esta seria uma definição bastante apropriada para a bela, versátil e aconchegante Caldas do Jorro, onde, em meio ás árvores baixas e retorcidas da caatinga, brotam do solo, deliciosas e inusitadas, águas termais.
A cidade é bastante pitoresca, e tem entre seus pontos fortes, uma excelente infra-estrutura hoteleira, com estabelecimentos para todos os tipos de gostos e bolsos. Aproveitando a forte indústria de couro da região, o Jorro transformou-se num grande pólo de confecção e distribuição de artigos deste material. Nas quartas, sextas e domingos, dezenas de barracas são montadas para o comércio destes produtos, que incluem, chapéus, calçados, roupas, tapetes e artigos para montaria.
No entanto, os atributos que garantiram fãs e fama ao local, mesclam sua culinária ímpar, á principalmente, suas águas extasiantes. O inverno fornece as melhores condições para este passeio, já que com a significativa queda de temperatura na estação, os banhos, tomados em “bicas” na praça principal da cidade, tornam-se ainda mais prazerosos.
Nas primeiras horas da manhã, antes da refeição no hotel, a grande dica é iniciar o dia com um banho quente estimulante, e logo depois, saborear o delicioso e tradicional mingau caseiro, servido na própria praça. Ainda mais clássico, o bode assado já virou até uma atração turística do lugar. Servido com uma simples “farofinha” de água, e acompanhado de uma à vinagrete bem temperada, o tira-gosto de bode será uma das mais saborosas recordações desta viagem.
Estamos chegando ao verão, alta temporada, Natal, Reveillon e Carnaval, ótimas opções de viagens no Brasil estão em alta, Caldas do Jorro está se preparando para receber melhor os visitantes e turistas que vem em busca de lazer, saúde e entretenimento.
O dia do Hoteleiro se comemora dia 09 de novembro. Uma justa homenagem ao proprietário de hotel, que acolhe o turista em seu estabelecimento e é responsável, em grande parte, pelo sucesso da viagem e pelo retorno desse turista em outra oportunidade.
A hospitalidade envolve um conceito de bem servir aos que procuram o hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores ligados ao turismo, além de gerar empregos e desenvolvimento sustentável às regiões onde se estabelece.
"O domingo (01) foi brilhante em Caldas do Jorro. Hotéis, pousadas, dormitórios, casas de aluguel, barracas e tudo mais que tinha de hospedaria completamente lotados.
A Praça Ana Oliveira e o Parque das Água não cabia de tanta gente. Bares, farmácias, supermercados, padarias, lanchonetes, pizzarias, restaurantes, camelôs, barracas na feira livre, açougues, artesanatos, lojas, sorveterias e tudo mais, nunca se vendeu tanto. Mingau, baianas de acarajé, etc., etc. Tudo, tudo, tudo. Não ficou nada, nada.
Quando amanheceu o dia a praça não cabia mais ninguém. A galera que voltava da festa de Monte Santo ia se espalhando e se acomodando como podia. Todos queriam tocar na água milagrosa que jorrava com 48°.
Anoiteceu e chegou a hora da festa dos Berosos 2009. A juventude parecia que tinha meses sem festa. Quando Shandy entrou a galera enlouqueceu. Todos cantaram e dançaram junto com Shandy. As fãs queriam chegar perto, queriam tocar, queriam tirar foto. E Shandy não decepcionou suas fãs".
Diz ainda o Blog do Quintino que Rubinho deu uma parcela para que a Banda Harmonia do Samba pudesse fazer a sua apresentação.
A Festa dos Berosos que estava prevista para iniciar as 16 horas, só teve início as 21 horas. Pessoas que vieram de outras localidades saíram do Jorro insatisfeitas pelo fato de não poder curtir a festa pela qual pagaram a camisa. As Bandas A Bronkka e Forró Desejo a Mil não se apresentaram ... O intervalo entre Simples Assim e Harmonia do Samba foi de 1 HORA... Nem os artistas foram respeitados ... O cantor Rodrigo, quer ficou conhecido quando era cantor da Banda Forrozão Skema, chegou ao Jorro as 20 horas e esperou até 02 horas da manhã e não consegiu se apresentar com a banda Desejo a Mil. De acordo com as pessoas que ficaram até o fim da festa que só terminou as 06 horas, a produção do evento disse para guardar a camisa que haveria nova festa .... Só resta aguardar esclarecimentos oficiais da produção para esclarecer o motivo de tamanha desorganização. De acordo com o empresário e dono da Banda Simples Assim o Sr. Rominho, "foram vendidas mais de 2.500 camisas e 500 pulseiras". Rominho que também era sócio da festa, mas acabou rompendo a sociedade com os berosos ... Já parecia prever a desorganização do evento. Esperamos que se houver nova festa respeitem os foliões e os artistas, principalmente as bandas menores.
A internet tem contribuído de forma significante no aumento da visitação dos turistas em Caldas do Jorro. Dados revelam que a quantidade de pessoas que buscam informações sobre o Turismo de Saúde vem crescendo satisfatoriamente.
Prova disso é a lotação dos hóteis que no Feriado de Finados alcançou 100% nos principais hóteis da cidade. Abaixo dados do site Guia de Ônibus que monitora os acessos e pesquisas sobre destinos turísticos:
Estatísticas de Visitação
Procuras por Caldas do Jorro no Guia de Ônibus
3.202
Cliques no Link para Site do Estabelecimento
511
Pedidos de Cotação Enviados para Caldas do Jorro/BA (Total)
8
Pedidos de Cotação Enviados para Caldas do Jorro/BA em Outubro
0
Hoteis Cadastrados na Cidade
5
Média de Cliques por Hotel
221,40
Relação do Hotel pela Média
230,80 %
Das mais de 3.000 visitas que o link do Jorro recebeu, aproximadamente 16% dos internautas acessaram o Site do Caldas Palace Hotel para buscar mais detalhes sobre as instalações do hotel. Isso demonstra a necessidade de investimento no Turismo da localidade e a criação de outros atrativos que dêem suporte a demanda de visitantes que a localidade recebe. O Jorrão não possui infra-estrutura suficiente para as pessoas que buscam as águas termais. Muitos turistas vem reclamando sobre a dificuldade de acesso aos banhos nos períodos de feriado e finais de semana.